BEM-VINDO!

É UM GRANDE PRAZER RECEBÊ-LO!
COOPERANDO IREMOS MAIS LONGE, MAIS RÁPIDO E EM MELHORES CONDIÇÕES.
FIQUE À VONTADE. :)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

3 atitudes básicas de um verdadeiro líder

3 atitudes básicas de um verdadeiro líder: "

A dica de hoje foi dada por Jack DelaVega (Juarez Polleto) no blog Tribo do Mouse.





Existem 3 princípios básicos que todo líder deve possuir:

Respeite

Ignore qualquer pessoa que lhe diga o contrário. Respeito é a base de todas as relações humanas. Não acredito em trabalho de qualidade resultante de um ambiente onde as pessoas não se respeitam, pode até funcionar no curto prazo mas não se sustenta. Quando existe respeito é possível levar a discussão para um outro nível, discutir idéias, pontos de vista. Mas, sem respeito o resto não funciona.


Inspire

Um dos papéis do líder é obter o melhor das pessoas, em todos os aspectos. Nesse sentido o líder deve inspirar as pessoas a serem melhores, compartilhando a sua visão com o grupo. O ponto chave aqui é fazer com que o “seu sonho” seja na verdade o sonho da empresa, é engajar sua equipe na tarefa conjunta de construir um futuro melhor.


Contrate e Retenha Gente Melhor que Você

Alguns gestores, por sentirem-se ameaçados, contratam profissionais menos qualificados, gerando o seguinte padrão: Profissionais Nível A contratam profissionais de nível B, que por sua vez contratam profissionais de Nível C e por aí vai. Já imaginou o que sobra para os níveis operacionais quando se segue uma política assim? Gente melhor que você, inevitavelmente, acaba por torná-lo melhor. Essas são as pessoas que você precisa em sua equipe. E a empresa toda ganha com isso.


__

E você, se considera um líder? Para ler mais sobre o assunto veja nossos outros posts sobre Características de um Líder.

Receba dicas diárias sobre liderança assinando nosso RSS ou seguindo-nos no Twitter: @empreendemia




------------------------------------------------------------
Veja também:
  1. Os 10 princípios de um verdadeiro empreendedor

  2. 10 atitudes para ter sucesso nos negócios e na vida

  3. Bom Atendimento: 5 atitudes fundamentais

"